Módulos Individuais

Sistema Esquelético
Sistema Esquelético

06 dias

Composto por ossos e articulações, fornecendo a estrutura básica de suporte do corpo, dando forma e clareza ao movimento. Os ossos dão proteção aos órgão e tecidos macios, fornecendo a capacidade de suportar a gravidade enquanto nos movemos no espaço, além de serem a matriz das células sanguíneas. No módulo do sistema esquelético, utilizaremos uma perspectiva vivencial para estudar a anatomia e fisiologia, análise do movimento, cinesiolologia, e técnicas que ajudem a reorganização óssea através de toque e do movimento. Neste curso, você irá desenvolver um forte conhecimento prático do sistema esquelético; iniciar o processo de corporificar seus ossos; e adquirir habilidades em facilitação de movimento e trabalho com as mãos específico para o sistema esquelético.

 
Sentidos e Percepção
Sentidos e Percepção

06 dias

Este curso introduz o aluno ao tema do  desenvolvimento do motor e como as respostas do ambiente formam quem somos. A partir dele começamos o trabalho de consciência somática através do estudo dos sentidos (tato, propiocepção, cinestesia, paladar, olfato, audição e visão). Você irá desenvolver uma compreensão de como seus hábitos de sentir o meio ambiente afetam diretamente a maneira como você se move no mundo. No centro deste processo está a percepção: o processo constante de sentir, interpretar o que é sentido e responder à esta interpretação em um movimento, seja psíquico, emocional, motor, verbal etc. Ao fim desse módulo o aluno terá expandido o seu repertório sensorial e perceptivo e com isso adquirir novas ferramentas para transformar-se e facilitar seus alunos e clientes nesse processo.

 
 
Sistema de Órgãos
Sistema de Órgãos

06 dias

Os órgãos são as estruturas responsáveis pelas funções de equilíbrio interno, respiração, nutrição e eliminação. Eles são a principal residência de nossas emoções e aspirações e ancoram memórias celulares de nossa história pessoal. Suportam nosso tônus postural e os sentimentos, e dão consistência aos nossos movimentos. Através da corporificação dos órgãos podemos vivenciar as diversas dinâmicas pulsatórias e rítmicas dentro de nós. Os temas abordados serão: anatomia e fisiologia básica; consciência dos órgãos; suporte dos órgãos ao movimento, postura e  expressão pessoal; relações dos órgãos com o sistema esquelético-muscular; técnicas básicas de toque e reorganização; integração com a vida diária.

Desenvolvimento I - Reflexos
Desenvolvimento I (Reflexos)

06 dias

O curso aborda os reflexos, reações de endireitamento, e as respostas de equilíbrio que formam as bases do movimento humano volitivo. Um reflexo é um padrão de movimento involuntário que ocorre em resposta a um estímulo ambiental específico. Quando estudamos reflexos, reações de endireitamento e as respostas de equilíbrio abordaram a nossa relação, seja esta com a força da gravidade, com o espaço à nossa volta, com o toque de outro ser ou objeto, com uma mudança em nosso mundo interno ou com a ativação de qualquer um de nossos órgãos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar, ou toque). A compreensão dos reflexos é essencial na compreensão do desenvolvimento motor, dizemos que eles são o alfabeto do movimento, enquanto os padrões neurológicos básicos são as palavras e sentenças. Nos curso refinamos nossas habilidades de facilitação de movimento, bem como a capacidade de fazermos a transição entre o toque e o movimento.

IMG_20170125_072401_976
Desenvolvimento II (Padrões Neurológicos Básicos)

06 dias

Os padrões neurológicos básicos (PNB) são padrões de movimento inerentes ao sistema nervoso que fornecem um modelo para a compreensão do desenvolvimento humano. Os padrões emergem a partir do estudo tanto da filogenia animal (o desenvolvimento da vida dos pré-vertebrados e dos vertebrados ao longo do tempo) e da ontogenia humana (desenvolvimento embrionário, fetal e infantil). No curso os alunos irão vivenciar estes padrões em si mesmos, podendo compreender como o histórico de desenvolvimento motor influencia os hábitos de movimento, comportamento e pensamento. Uma  vez apropriados desse conhecimento, os PNB ajudam a analisar áreas de eficiência ou ineficiência do movimento, melhorando a eficiência motora, cognitiva, e perceptiva.

20170719_111506
Desenvolvimento III (Integraçāo do Desenvolvimento) ​

06 dias

O curso de integração do desenvolvimento resume o material dos três cursos anteriores de desenvolvimento: Os Sentidos e Percepção, Padrões Neurológicos Básicos, e Reflexos. As principais áreas de estudo e investigação são: 1) a sequência de aprendizagem motora no primeiro ano de vida, 2) uma auto avaliação levando a uma compreensão de como a experiência embrionária, fetal e infantil contribuem para o seu senso de quem somos no presente e 3) aplicações dos princípios de desenvolvimento dentro da educação do movimento somático. Somos incentivados a começar a desenvolver estratégias para trazer os princípios de desenvolvimento em nossa vida diária, no processo criativo pessoal e em diversos ambientes profissionais.

20180116_094647
Tecido Conjuntivo e Ligamentos

06 dias

O curso  de tecido conjuntivo e ligamentos oferece a possibilidade de vivenciarmos a anatomia experimental da matriz do tecido conjuntivo, com um enfoque particular sobre os ligamentos. O tecido conjuntivo é o tecido mais abundante no corpo, une, apoia e reforça outros tecidos do corpo; protege e isola órgãos internos; e cria compartimentos para várias estruturas do corpo, tais como, os músculos esqueléticos e nervos. O curso aborda particularmente os ligamentos, que conectam osso a osso, proporcionando mobilidade nas articulações. Ao corporificamos a anatomia dos ligamentos nos tornamos mais conscientes de sua capacidade de concentrar  atenção, intenção e ação. Neste curso, você aprenderá a iniciar o movimento a partir do ligamentos para facilitar o fluxo eficiente de peso e movimento através de articulações, bem como aprender técnicas manuais para reorganização do tecido conjuntivo. 

DSC_2093.JPG
Sistema Endócrino

06 dias

As glândulas do sistema endócrino como um todo exercem uma profunda influência sobre a nossa saúde fisiológica, a plasticidade dos nossos estados emocionais e sentimentos e a profundidade do nosso engajamento espiritual. Como estruturas físicas e energéticas, elas afetam a qualidade de movimento e a maneira como nos expressamos através do corpo. Elas formam uma matriz de suporte energético para a coluna e para os ossos, membros e articulações. Esse apoio é conseguido através do reconhecimento de sua presença, o que nos permite respirar e pacientemente abrir e equilibrar os espaços entre cada uma das glândulas. Ao “corporalizar” o sistema endócrino pode descobrir que cada glândula possui uma qualidade vibratória, essência e som. No curso do sistema endócrino aprenderemos: abordagens para reorganização através do toque, movimento e voz utilizando o suporte das glândulas; a relação das glândulas endócrinas para o sistema do esquelético e os chakras tradicionais; a capacidade de nos nutrirmos e nos expressarmos a partir das glândulas; e a vitalizar o canal energético central que passa pela cabeça, tronco e pélvis.

IMG-20170115-WA0006
Sistema Nervoso

06 dias

Quando estudamos o sistema nervoso de uma perspectiva somática podemos nos testemunhar profundamente, já que ele detém o holograma de nossa personalidade e percepção do self, ou seja, de quem somos realmente. No módulo do sistema nervoso somos convidados a explorar nossos hábitos de resposta ao mundo, além de refinar a harmonia de diversos movimentos que fazemos nas nossas relações conosco, com os outros e com o mundo. Buscamos desenvolver nossa capacidade de: equilibrar o foco interno e externo de nossa percepção; de mantermos um centro interno quando nos relacionamos com o exterior, da mesma forma em que podemos manter nossas relações externas ao nos movermos em direção à nós mesmos; de harmonizar o nosso ser sensível com o ser ativo, bem como nossa porção central (quem somos) com a periférica (como conseguimos o que precisamos); e equilibrar o nosso ser alerta e defensivo com o ser que descansa e nutre a si mesmo. 

12669377_10153248923471176_402352685_o
Fluidos e a Voz

06 dias

Em Fluidos e a Voz, aprendemos a anatomia do mecanismo vocal e princípios básicos da produção vocal, no contexto de suporte para a corporificação do sistema dos fluidos. A voz pode ser vista como o nosso quinto membro, pois tem a capacidade de alcançar, defender, acolher, e trazer para si, da mesma forma que nossas mãos. Corporificar a nossa voz permite a liberdade de nossa expressão e refinamento de nossa comunicação com outras pessoas no campo pessoal e profissional. Os fluidos, um dos sistemas de comunicação do corpo, também mediam os processos de transformação, de saúde, de decadência, morte e renascimento. No curso são trazidas técnicas de toque, de movimento e de estudo observacional para trabalhar cada um dos principais fluidos do corpo, que são: intersticial, de transição (fluido que passa pela membrana celular), intracelular, sangue, linfa, cerebrospinal (liquido cefalorraquidiano) e sinovial.

12669916_10153248924426176_1204819330_o
Sistema Muscular

06 dias

Nossos músculos são a interface entre o sistema nervoso (que determina o que queremos fazer) com nosso sistema esquelético (que fornece a estrutura e a forma para realizarmos as ações). Os músculos nos dão a força, a energia e a vontade de executarmos as ações iniciadas em nosso sistema nervoso, com o suporte dos ossos. O curso de sistema muscular combina o estudo teórico da anatomia muscular tradicional com técnicas de toque e de movimento que podem dar suporte à mudança de tônus e de padrões de movimento nos músculos. No curso aprendemos a iniciar o movimento de diferentes subestruturas dos músculos e a refinar o nossa percepção da relação dos músculos com os ossos, tendões e fáscia.

68
Visāo Global da Abordagem Somática

06 dias

Este curso é uma visão geral da prática somática, abrangendo questões pessoais e profissionais. Ele resume os principais temas da prática somática, integrando os sistemas do corpo com os princípios de desenvolvimento. Neste processo, os alunos são encorajados a compreender como a formação de educação somática do movimento pode se tornar parte de sua prática pessoal e profissional. O curso abrange temas como: a difusão das práticas somáticas no mercado; sermos capazes de atender como educador do movimento somático; ética profissional; registros profissionais; questões jurídicas; networking; a participação em organizações profissionais; e a integração da prática somática em profissões previamente estabelecidas.