EDUCADOR DO MOVIMENTO SOMÁTICO

Certificado pelo ISMETA - International Somatic Movement Education & Therapy Association

A formação em Educador do Movimento pelo Body Mind Movement qualifica o educador e terapeuta do movimento somático com o intuito de facilitar a educação, a expressão e a transformação em si mesmo e nos outros.

O programa conta com diversas práticas como explorações somáticas, estudos teóricos, aplicações de toques e a facilitação de movimento. Através de cada módulo de aprendizado, o aluno é convidado à uma consciência profunda do corpo, do movimento e da relação destes com a mente e com os padrões de comportamento. O curso aperfeiçoa a capacidade do aluno para analisar o movimento, corporificar a anatomia  e entrar em contato com a inteligência corporal.  

Prática do toque celular

O estudo busca oferecer maior profundidade para às práticas  que trabalham com o movimento e disciplinas terapêuticas. Podem participar da formação: artistas da dança, yoga, terapia corporal, artes marciais, treinamento atlético, terapia ocupacional, psicoterapia, desenvolvimento da criança e massagem.

A atenção do educador somático se dirige ao fluxo da respiração, dos fluidos internos, da energia, da voz e do tônus muscular, bem como expressões mais amplas do ser humano, como sua maneira de se expressar no mundo e de se relacionar com os outros. 

 

O programa é construído em três fases de estudo:

1. Identificação e diferenciação dos padrões de movimento, sistemas anatômicos e suas relações com aspectos psicofísicos.

2. Integração do movimento e comportamento humano as relações consigo, com os outros e com o meio ambiente.

3. Ensino, facilitação e atendimento através do movimento somático.

12 módulos - 500 horas

PARA CONCLUIR A FORMAÇÃO

Para concluir a formação é preciso frequentar os 12 módulos com boa avaliação e apresentar um documento completo, incluindo relatórios, lições de casa, sessões pessoais e estudos complementares, como descrito abaixo. 

 

*Após concluir todas as etapas do programa o educador recebe o certificado pelo Body Mind Movement Brasil e pode entrar com reconhecimento no ISMETA - International Somatic Movement Education & Therapy Association.

I. Conclusão do Curso

Os alunos devem participar e completar os 12 cursos para as PME.

 

II. Trabalhos de casa

Os alunos devem enviar os trabalhos de casa, incluindo: relatórios de sessões práticas, formulários de sessão pessoal, projeto final e relatórios de estudos complementares, conforme descrito abaixo. A lição de casa concluída será aceita até 1º de janeiro de 2022.

Relatórios de Sessão de Prática (10)

Relatórios de Sessão Pessoal (2)

Estudos Complementares

  • Anatomia

  • Movimento

  • Mente

  • Aconselhamento

 

III Projeto final

 

Todo o trabalho fora dos cursos destina-se a orientar os alunos a aprofundar o auto-estudo e a comunicar o material a outras pessoas. Enquanto o tempo na sala de aula com outras pessoas é importante, a integração do trabalho só acontece no processo de usar o material fora da sala de aula. Portanto, o dever de casa é uma parte essencial do processo de orientação que apóia os estudantes a se tornarem educadores do movimento somático.

 

 

RELATÓRIOS DE SESSÃO DE PRÁTICA (10 RELATÓRIOS)

 

Imediatamente após cada módulo, espera-se que você faça pelo menos uma prática antes do próximo módulo e envie um breve relatório por escrito a um deles por e-mail para Sabrina Schwab educacaobmmbr@gmail.com

 

 

Datas de vencimento:

  • Sistema Esquelético:                                         até 1º de junho de 2019

  • Sentidos e Percepção:                                       até 1º de junho de 2019

  • Sistema de Órgão:                                             até 1º de dezembro de 2019

  • Desenvolvimento do Motor Humano I:         até 1º de dezembro de 2019

  • Desenvolvimento de Motores Humanos II:   até 1º de junho de 2020

  • Sistema Nervoso:                                               até 1º de junho de 2020

  • Desenvolvimento do Motor Humano III:      até 1º de dezembro de 2020

  • Sistema Endócrino:                                           até 1º de dezembro de 2020

  • Tecido Conjuntivo:                                           até 1º de junho de 2020

  • Sistema Muscular:                                             até 1º de junho de 2020

 

Em suas sessões práticas, você pode praticar com um indivíduo ou incorporar o material em uma aula em grupo que você ensina. Se estiver trabalhando com um indivíduo, a prática não é uma sessão pessoal para seu cliente, mas é um momento para você praticar habilidades de toque, observação ou facilitação de movimento encontradas no módulo. Se estiver ensinando no contexto de yoga, dança ou artes marciais, você deve gastar pelo menos 80% do tempo apresentando os princípios do BMM.

 

 

ESTUDOS COMPLEMENTARES

 

Estudos complementares são necessários para fornecer contexto para seus estudos BodyMindMovement e para cobrir materiais para os quais não temos tempo em nossos cursos. É provável que você já tenha cumprido um ou mais dos requisitos, de modo que seu relatório simplesmente declare como você o fez. Por favor, envie seus quatro relatórios juntos para Sabrina Schwab bina.schwab@gmail.com até 1º de junho de 2021.

 

Anatomia

Por favor, preencha um curso de anatomia até o final de dezembro de 2021. Este requisito pode ser cumprido de várias maneiras:

1) Se você fez um curso de anatomia em nível universitário no passado, escreva um breve relatório documentando quando e onde esses estudos ocorreram.

2) Você pode se inscrever em um curso de anatomia tradicional de sua escolha, on-line ou em uma universidade, para ser concluído em dezembro de 2021.

3) Você pode comprar o Anatomia - Um Livro Para Colorir

por Wynn Kapit, ou Netter Anatomia Para Colorir por John Hanson. Complete a coloração e envie o livro para Sabrina Schwab para inspeção.

 

 

 

Prática de Movimento (100 horas)

Escreva um pequeno relatório documentando o estudo em andamento da disciplina de movimento, como ioga, dança, artes marciais, atletismo ou Qigong. Esta pode ser uma prática atual ou uma que você tenha feito no passado.

 

Mente (50 horas)

Escreva um pequeno relatório documentando o estudo em andamento de uma disciplina meditativa ou contemplativa com a qual você trabalhou. Pode incluir práticas de quietude, como meditação sentada; práticas relacionais como Movimento Autêntico; ou práticas de movimento meditativo, como movimento contemplativo, andar em labirinto ou Katsugen Undo.

 

Habilidades de Aconselhamento

Por favor, complete um curso de 20 horas em aconselhamento centrado no corpo até o final de dezembro de 2021. Espera-se que você tenha alguma compreensão da facilitação verbal dos clientes, incluindo princípios de projeção, transferência e contratransferência; escuta activa; espelhamento e outras habilidades não verbais; comunicação não violenta; perguntas abertas; consideração positiva incondicional; e empatia. Este é um novo requisito para a certificação BodyMindMovement, e cursos serão oferecidos pela equipe do BMM em intervalos regulares durante 2020 e 2021.

 

 

SESSÕES PESSOAIS (2)

 

Sessões pessoais com professores certificados ou praticantes de BodyMindMovement são necessárias para abordar questões pessoais e questões que surgem no contexto dos cursos. Os relatórios da sessão são necessários para duas sessões individuais, com no mínimo uma hora cada. Por favor submeta a Sabrina Schwab bina.schwab@gmail.com em 1 de junho de 2021.

 

 

PROJETO FINAL

 

Pretende-se que o projeto final 1) aprofunde a criatividade e habilidades de aprendizagem independentes, 2) desenvolva o domínio de um aspecto particular do curso e 3) desenvolva habilidades em aplicações específicas do trabalho. Seu projeto será apresentado a todo o grupo durante os módulos finais em julho de 2021. Algum tipo de documentação escrita, em vídeo ou gravada será submetida a Sabrina Schwab até 20 de julho de 2021.

 

Seu projeto de estudo independente é destinado a apoiar seus interesses pessoais e desenvolvimento em relação ao campo somático. Você deve escolher um tópico que o entusiasme e ajude a integrar seus interesses e atividades atuais em sua pesquisa somática. Projetos de estudo independentes podem incluir (mas não estão limitados a) atividades como as seguintes:

 

  • Desenvolver aplicações específicas da Educação do Movimento Somático dentro de outra disciplina, como yoga, treinamento de dança, psicoterapia.

  • Pesquise e desenvolva, de maneira independente, conhecimentos mais profundos em um aspecto específico do programa de educação do movimento somático. A área que você escolhe seguir pode estar em um sistema corporal particular; uma incapacidade ou problema particular; desenvolvimento infantil; trabalhar com os idosos; questões comunitárias ou ambientais; ou gerenciamento de estresse.

  • Oferecer horas de voluntariado em um ambiente de serviço comunitário usando aplicativos de PME em atividades práticas ou facilitação de movimentos (trabalhando com crianças, idosos, deficientes ou outras pessoas necessitadas)

  • Desenvolver um currículo para integrar os princípios e conhecimentos corporativos à instrução de qualquer outro movimento, disciplina terapêutica ou criativa.

  • Criar uma obra de arte (coreografia, artes visuais, cinema, escrita, música) usando princípios SME ou assunto relacionado

  • Documentação em vídeo do desenvolvimento motor de um bebê até o primeiro ano de vida

MATERIAL DE APOIO

*Clique no ícone para baixar o Material de Apoio

Material de apoio ao Educador do Movimento (texto da página acima)

Modelo de relatório para Aula em Grupo

Modelo de relatório para Estudo de Caso

brasilbmm@gmail.com

11 945 774 993