PSICOLOGIA E ANATOMIA SENSÍVEL

Certificado pelo  Center for Body Mind Movement

O Programa Psicologia e Anatomia Sensível é um trabalho de aprofundamento que pesquisa a relação entre psicologia e educação somática,  compondo com a singularidade anatômica e as marcas históricas pessoais e coletivas. É proposto um respaldo prático e teórico para lidar terapeuticamente com o que emerge, corporificando os novos processos de subjetivação.

Foi criado como uma formação complementar ao curso de Educador do Movimento Somático, para dar suporte aos alunos que querem desenvolver uma prática sensível, terapêutica e apta a trabalhar  as questões subjetivas que o trabalho somático mobiliza.

A prática se organiza a partir do trabalho clínico da psicologia com o Body Mind Movement (BMM), de diálogos formativos baseados no pensamento de Stanley Kelman e do Movimento Autêntico de Janet Adler. Através do estudo da anatomia vivencial, dos processos de maturação e da expressão autêntica do movimento e da palavra, o curso oferecerá recursos teóricos e práticos para:

-  Favorecer o manejo sensível  dos fenômenos psíquicos que emergem a partir e no corpo.

-  Fortalecer a prática do Educador Somático, Terapeutas, Psicólogos e artistas refinando a possibilidade de  integrar as camadas da subjetividade - corpo-afeto-palavra.

- Promover a tecitura de saberes / fazeres, burilando os campos do cuidado criativo e ético.

-  Fomentar a construção de autonomia e rede, pessoal e profissional.

09 módulos - 360 horas

OBJETIVOS

  • Aprender a usar os princípios do trabalho com os padrões neurológicos básicos e reflexos, bem como os sistemas corporais para amadurecer possibilidades psicofísicas, que ficaram interrompidas no processo de cada um.

  • Fortalecer a qualidade de presença do terapeuta, educador e praticante através do desenvolvimento da corporificação da anatomia, da palavra e das formas emocionais (embodyment).

  • Desenvolver o cuidado com o vínculo na relação com alunos e pacientes.

  • Mapear formas de vinculação afetiva e aprender a manejá-las no contexto profissional

  • Aperfeiçoar o olhar que respeite as singularidades e estabelecer uma comunicação menos projetiva e mais cuidadosa.

brasilbmm@gmail.com

11 945 774 993