top of page
Dia 8 _-2_edited.jpg

Workshops

Com o objetivo de abrir as portas do Body Mind Movement Brasil, são oferecidos workshops livres para quem quiser ter contato com a Educação do Movimento Somático e pesquisar conosco alguns dos temas propostos!

Inscreva-se

Não há eventos futuros no momento

Perguntas Frequentes

  • Sistema de Órgãos
    No módulo Sistema de Órgãos estudaremos de maneira corporificada as funções, características de cada órgão e as relações entre si. Temas como o ritmo de cada órgão, a relação entre conteúdo e continente, a expressão de suas características e como podem ser um profundo suporte para crescimento pessoal e transformação são alguns dos temas principais.
  • Tecido Conjuntivo e Fáscia
    Em Tecido Conjuntivo e Fáscia adentraremos um mundo de conectividade, forma, sustentação e comunicação. Incluindo as pesquisas mais recentes sobre o assunto, vamos nos aproximar das diferentes qualidades e possibilidades do tecido conjuntivo e da fáscia, de sua relação com nossas emoções, limites, organização e alinhamento.
  • Sistema Endócrino
    Em Sistema Endócrino vamos estudar como esse complexo sistema exerce profundo impacto em nossa saúde fisiológica, na plasticidade de nossos estados emocionais, na qualidade do nosso movimento e expressão, e na profundidade do nosso engajamento espiritual.
  • Sistema Muscular
    No módulo Sistema Muscular estudaremos como os músculos são células especializadas na mudança de forma e na mobilidade. Pesquisaremos o modo como formam relações - deles entre si, com os órgãos, e com o movimento no espaço. Perceber e corporificar o sistema muscular permite que possamos perceber nossos estados de estresse, relaxamento, bem como a nos engajamos com o mundo ou nos protegermos dele.
  • Fluidos e a Voz
    Em Fluidos e a Voz estudamos o sistema de fluidos: sua natureza, suas qualidades, ritmos, funções, mente e possibilidades de expressão. Eles aparecem como suporte para o estudo da anatomia e expressão do aparelho vocal, sendo a voz compreendida como um mecanismo complexo que envolve quase todas estruturas do corpo, sendo, em seu nível mais fundamental, a expressão de quem você é. Trabalhar na corporificação da voz é trabalhar na corporificação de todo seu ser.
  • Sistema Esquelético (para quem faz o Ciclo dos Sistemas)
    No módulo do Sistema Esquelético, utilizaremos uma perspectiva vivencial para estudar a anatomia e fisiologia, observação do movimento, e experiências que ajudem a reorganização óssea através de toque e do movimento. Neste curso, você irá desenvolver um forte conhecimento prático do sistema esquelético; iniciar o processo de corporificar seus ossos; e adquirir habilidades em facilitação de movimento e trabalho de toque específico para o sistema esquelético.
  • Visão Global da Abordagem Somática (para quem já fez o Ciclo Básico)
    Visão Global da Prática Somática é o último módulo da formação em Educação do Movimento Somático. Nele iremos aprofundar e integrar aspectos da formação profissional, do estilo pessoal do terapeuta / educador do movimento somático. Aqui, são apresentados os trabalhos finais de cada um dos participantes.
  • O que é Educação do Movimento Somático?
    De acordo com o ISMETA, Educação do Movimento Somático (EMS) é uma profissão com aplicações nos campos da saúde, educação, justiça social e artes. O propósito da EMS é proporcionar a integração corpo-mente através da consciência do movimento. Essa profissão engloba distintos métodos e abordagens, como Body Mind Movement,Técnica Alexander, Feldenkrais, Body-Mind Centering®, etc, cada um com sua base, ênfase, técnicas e princípios educacionais ou terapêuticos próprios. Alguns focos comuns das diferentes abordagens: Aumentar a consciência das sensações do corpo em movimento, incluindo a interocepção e propriocepção Focar nos processos objetivos de movimento do corpo, assim como nos processos subjetivos da consciência vivida Reconhecer os padrões habituais de percepção, postura e interações em movimento com o ambiente Melhorar a consciência de aspectos biológicos, psicológicos, sociais e ecológicos da experiência humana através do movimento.
  • Quais são os Benefícios?
    Maior consciência dos seus próprios processos e de como você se organiza em relação ao mundo. Movimento mais fluido e equilibrado; melhora do funcionamento do organismo e saúde; redução na dor músculo-esquelética; transformação de marcas psicofísicas que estão guardadas no corpo; estimulação da criatividade; aprofundamento da conexão consigo mesmo, com o ambiente e os outros.
  • Quem cursa a Formação em Educação Somática?
    A quantidade de profissionais que podem cursar essa formação é imensa. Alguns deles são professores e praticantes de dança, yoga, artes marciais ou pessoas que realizam práticas corporais em geral, fisioterapeutas, fisioterapeutas ocupacionais, massoterapeutas e terapeutas corporais, psicólogas, cuidadores, artistas, buscadores de si, entre outros.
  • Quais os campos de trabalho?
    A Educação do Movimento Somático pode ser integrada à sua área de trabalho atual, mais comumente no campo artístico, na educação ou na área da saúde, com profundidade técnica e teórica, além de aportar uma qualidade de presença íntegra e corporificada. Pode dar suporte a trabalhos clínicos individuais ou com grupos, tanto no âmbito terapêutico como educativo. O Educador do Movimento Somático possui ferramentas e princípios para facilitar jornadas e processos profundos de transformação e criação. É possível trabalhar com todas as idades e diferentes necessidades, sejam elas emocionais, psicológicas ou físicas.
  • Os módulos de São Paulo e Rio de Janeiro, podem ser tratados como uma continuidade?
    Sim, é um único curso que acontece nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, ao iniciar o curso você estará vinculado a uma das unidades. Se for necessário cursar em outro local, deverá entrar em contato com a coordenação.
  • E se eu comprar o curso e precisar faltar?
    Ao se inscrever no curso você se compromete com as datas previstas no calendário. Para receber o certificado é necessário ter 90% de presença em cada módulo, o que consideramos um bom aproveitamento. Conseguimos oferecer aulas de reposição com assistentes ou professores, no valor de R$100 e R$150 hora/aula, a ser combinado conforme a necessidade. Mas, contamos com o seu compromisso de frequentar o curso.
BMM_foto_Jonia_Guimaraes_008.jpg
Cancelamento

Política de cancelamento e reembolso

  • Para cancelamento em até duas semanas antes do início de um módulo ou de um curso, o reembolso será de 50% do valor total pago, serão descontados ainda quaisquer encargos bancários (se houver) como desconto da bandeira do cartão de crédito, rascunhos bancários internacionais, ou transferência tipo TED.

  • Para cancelamento nas duas semanas que antecedem o início de um módulo ou de um curso contratado; e após o início das aulas não haverá a restituição de valores pagos.

  • Para cancelamento, em caso de pagamento parcelado, será cobrado 20% (vinte por cento) do total de todas as parcelas vincendas caso tenha contratado um curso, multa de caráter compensatório aplicável conforme art. 416 da Lei 10.406/02 (Novo Código Civil Brasileiro).

  • O cancelamento deve ser feito por meio de notificação por escrito. A data de notificação será considerada quando houver o carimbo do correio, data de e-mail, ou para carta entregue à mão na data em que o aviso for entregue à escola.

  • Os reembolsos serão encaminhados ao participante no prazo de trinta dias úteis a contar da recepção dessa notificação.

  • Esta política de reembolso não está vinculada a nenhuma política de conduta do aluno.
     

bottom of page